Quem dirige precisa ter cuidado para não cometer infrações que levem à perda da carteira nacional de habilitação (CNH).
A pontuação é um dos critérios usados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para suspender ou cassar a habilitação do condutor.
Em 2021 foram feitas algumas mudanças, inclusive em relação ao número de pontos que podem levar a perda da Carteira Nacional de Habilitação por até um ano, chegando a dois anos caso o motorista repita a incidência.
(Foto: Envato Elements)
Como funciona a pontuação da CNH?
Esse sistema de pontos, que esteve em vigor desde 1997, passou por algumas alterações, com a chegada da Lei n.º 14071/20.
Anteriormente, os motoristas que atingissem 20 pontos durante o período de 12 meses, teriam a carteira suspensa, porém agora a suspensão ocorre de forma escalonada.
A CNH é cassada se o motorista for flagrado dirigindo um veículo com a CNH suspensa.
Eles são divididos em 4 categorias de infrações:
- Leves – Perda de 3 pontos cada uma;
- Média – Perda de 4 pontos cada uma;
- Grave – Perda de 5 pontos cada uma;
- Gravíssima – Perda de 7 pontos cada uma.
A regra para a suspensão da CNH funciona assim:
- 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos se tiver uma infração gravíssima na pontuação;
- 40 pontos caso não tenha nenhuma infração gravíssima na pontuação.
Para pessoas que utilizam a CNH para trabalhar, como taxistas e motoristas de aplicativos, a suspensão ocorre somente quando atingir o número fixo de 40 pontos, e não depende da gravidade da infração.
Leia também: As novas exigências do mercado de trabalho e a CNH.
Como consultar os pontos
É ideal que o motorista mantenha uma atenção especial aos pontos e infrações na carteira. Eles têm validade de 12 meses e durante esse período, é necessário não cometer novas infrações e evitar atingir o limite máximo de pontos.
Vale lembrar que são 40 pontos, caso não tenha nenhuma infração gravíssima. Para consultar os pontos da CNH é bem simples e pode ser feito de algumas maneiras, como:
- Site do Detran do seu estado: faça o cadastro rápido no site com os seus dados, normalmente com o seu CPF, número da CNH e email. Em alguns casos, basta acessar a aba “CNH” ou “Infrações” e em seguida na opção “Consultar pontuação” e fazer o login.
- Carteira Digital de Trânsito: após baixar o aplicativo que é gratuito, você consegue acessar todos os históricos do motorista, incluindo o saldo de pontos na carteira.
(Foto: Envato Elements)
Como obter ou renovar sua CNH
Para tirar sua primeira, ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação, entre em contato com a Clínica POP.
Nossa equipe está preparada para atender todas as suas necessidades e garantir que você esteja sempre em conformidade com a legislação de trânsito.
- Como é o exame psicotécnico - 15/04/2025
- Como lidar com o medo de dirigir - 15/04/2025
- Dicas para passar no exame de direção - 14/04/2025