O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. As empresas buscam profissionais qualificados e com experiência. Para se destacar, é preciso investir em qualificação e ter um bom currículo. Uma das formas de se qualificar é fazer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A CNH é um documento que comprova que o condutor possui habilitação para dirigir determinadas categorias de veículos. É imprescindível para quem quer trabalhar com transporte, por exemplo. No entanto, para conseguir a CNH, é preciso passar por um processo de aprendizagem e treinamento.
Neste artigo, vamos abordar as novas exigências do mercado de trabalho e como a CNH pode te ajudar a se destacar.
O que é a CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que identifica o condutor habilitado para dirigir veículos automotores.
A habilitação é concedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) após aprovação em exame teórico e prático.
Quem precisa ter a CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todos os condutores que pretendem dirigir veículos motorizados no território nacional.
Quais as categorias da CNH?
As categorias da CNH são:
- Categoria A: motocicletas.
- Categoria B: veículos leves, como carros de passeio.
- Categoria C: veículos de carga, acima de 3,5 toneladas.
- Categoria D: para veículos que transportam mais de 8 passageiros.
- Categoria E: é permitido conduzir todos os veículos das categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou lotação que exceda oito lugares.
Como obter a CNH?
O candidato deve atender a determinados requisitos legais, como idade mínima, número de horas de aulas teóricas e práticas obrigatórias e ainda passar nos exames teóricos e práticos. Para solicitar a primeira habilitação, o candidato deve comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC), munido de documentos pessoais.
O candidato também precisa apresentar um laudo médico e psicológico, que ateste sua aptidão para dirigir. Após realizar todos os procedimentos necessários, o candidato fará a prova teórica, composta de questões sobre legislação de trânsito. Se aprovado, ele marcará a data para fazer a prova prática, onde será avaliado seu desempenho ao volante.
Confira o passo a passo de como obter sua CNH.
O uso da CNH nas profissões
As profissões que exigem o uso de CNH são aquelas que necessitam de um veículo para o exercício da atividade. São alguns exemplos:
Motoristas de caminhão
Sabemos que a demanda do transporte rodoviário é muito alta em nosso país, o que significa também que há muitas oportunidades de trabalho nessa área.
Motoristas de ambulância
Veículos de emergência são essenciais e estão por todos os lugares.
Motoristas de ônibus
Presentes em todo o transporte público, de turismo, intermunicipais, interestaduais e até internacionais.
Motoristas de aplicativo para transporte
Muitas pessoas encontram nesses aplicativos uma chance de ganhar uma renda extra, por se tratar de uma forma simples de começar um novo “negócio”.
Motoboys
Serviços utilizados com frequência para entrega de documentos, objetos, entre outros.
Entregadores de aplicativos
Uma área que cresceu muito com a pandemia foram os deliveries, outra atividade que também tem a habilitação regular como um pré-requisito.
Fique atento quanto
Como vimos, a CNH é um documento valorizado, que regulamenta a atividade de quem conduz um veículo. Sem ela, não é possível exercer diversas atividades, o que pode gerar problemas tanto para o profissional quanto para a empresa que o contrata.
Por isso, é necessário que todos os profissionais que trabalham com veículos estejam sempre atentos às suas obrigações e se certifiquem de que estão sempre em dia com a habilitação.
Tendo em vista a importância desse documento, devemos procurar sempre a melhor clínica para realizar seu processo de obtenção ou renovação da CNH. A Clínica Pop está desde 1972 auxiliando pessoas neste tipo de atividade.
Este artigo foi útil? Deixe um comentário.