O procedimento de coleta e armazenamento da biometria para emissão e renovação da CNH inclui: fotografia, assinatura e impressões digitais. Este procedimento é realizado para a identificação de candidatos e condutores.
O objetivo principal, é garantir a segurança e eficácia no processo de habilitação, reduzindo a possibilidade de fraudes e erros. Desde o dia 8 de fevereiro, esse processo passou a ser obrigatório também para os motoristas da categoria B.
Para saber mais sobre a coleta biométrica para CNH, acompanhe o artigo!
Como funciona a biometria para CNH?
A coleta biométrica é um procedimento bastante simples e rápido, não exigindo grandes recomendações. No entanto, algumas informações específicas podem ser úteis para evitar contratempos.
Um exemplo é o da fotografia, que deve atender às especificações da resolução Contran nº
192/2006, ou seja, deve permitir o reconhecimento fisionômico do cidadão. Assim, não é permitido o uso de boné com a aba para frente, burka e óculos escuros.
Outro ponto interessante é o reuso das informações quando o candidato solicitou serviços do Detran previamente. Neste caso, as informações coletadas anteriormente podem ser utilizadas para a renovação da CNH.
Dessa forma, se o condutor quiser renovar sua foto, ou tenha alterado sua assinatura, deve informar a unidade de atendimento para que seja realizada uma nova coleta.
Onde coletar a biometria para a CNH em Brasília?
O candidato deve se dirigir a um estabelecimento credenciado e realizar o procedimento de coleta biométrica. A Clínica Pop é credenciada do Detran-DF desde 1972 e vem realizando serviços voltados para a obtenção e renovação de CNH em Brasília. Entre em contato conosco!
Este artigo foi útil? Deixe um comentário!
- Quais São as Categorias de CNH e Para Que Servem - 16/01/2025
- CNH Digital: Como Solicitar e Usar no Dia a Dia - 09/01/2025
- Evite Problemas: Como Regularizar Sua CNH Vencida - 03/01/2025